“Se houver seres sensíveis em outros planetas, então eles jogam GO."
Emanuel Lasker, grandmaster de xadrez.
Anos atrás, tomei conhecimento da existência de um jogo graças ao mangá Hikaru no GO(que no meu próximo post falarei sobre ele) esse jogo mudou minha vida e muito e gostaria falar sobre ele neste blog.
História do GO
GO é um jogo que veio da China há mais de 4.000 anos, considerado o jogo de tabuleiro mais antigo do planeta terra, a sua introdução ao Japão foi há mais de 1.300 anos. Durante esses séculos que se passaram a forma de se jogar e as regras foram aperfeiçoados pelos japoneses. O principal fascínio deste jogo consiste na simplicidade das regras e na complexidade que o jogo alcança.
Internacionalmente conhecido como GO, este jogo tem o nome de Wei-Qi na China e Baduk na Coréia, as quais são as três potências mundiais deste jogo.
Go é jogado em um tabuleiro retangular de madeira, com uma matriz de linhas composta por 19 linhas e 19 colunas, e tem como objetivo o cerco de territórios e a captura de inimigos. As peças pretas e brancas, em formato de discos, são colocadas alternadamente nas intersecções das linhas, na tentativa de cercar a maior parte dos 361 territórios, além de escapar de serem cercadas pelo inimigo. O jogo ocorre em um tabuleiro retangular, composto de 19 linhas na horizontal e 19 linhas na vertical. Brancas e pretas se alternam colocando uma pedra em qualquer território (No cruzamento entre as linhas) incluindo cantos e bordas.
O objetivo do jogo é cercar o maior número possível de territórios. Cada pedra então é como um pedaço de cerca. As pedras não se movem e só são retiradas do tabuleiro caso sejam capturadas. A qualquer momento um jogador pode passar sua vez, sem colocar pedra alguma. Quando os dois jogadores passarem, o jogo estará terminado e começa a contagem de territórios
Curiosidades
Muitas empresas oferecem uma grande quantia em dinheiro, para aquele que conseguir fazer um programa capaz de vencer um jogador de nível médio, a própria DeepBlue (empresa que fez o programa vencer o melhor jogador de xadrez do mundo), relatou que para se fazer um programa desse porte só séria impossível a milhares de anos, pois o número de jogadas são incalculáveis podendo a igualar o número de estrelas do universo, segundo um dos criadores do Deep Blue um computador jogando GO demoraria 30 mil anos para fazer jogadas como que o Deep Blue faz 3 segundos no xadrez
O GO foi mostrado no filme Uma mente Brilhante onde o grande matemático John Nash joga GO.
O Go que junto com a caligrafia, música e pintura foi considerado arte no Japão, continua sendo o desafio dos estudiosos em inteligência artificial.
Os especialistas afirmam que um jogador de xadrez faz de 25 a 35 movimentos em uma partida, enquanto no Go são cerca de 240 movimentos.
Bill Gates o criador de uma das empresas mais famosas do mundo a Microsoft jogou GO e por falta de tempo parou de jogar.
0 Comments:
Post a Comment